top of page
IMG_20180810_070929408_HDR-topaz-denoise-enhance-faceai-sharpen.jpg

Mauricio Gehlen

Voluntariado por amor

Empresário que revolucionou o mercado de pão de queijo no mundo tem como sua maior paixão as causas sociais.

O industrial Mauricio Gehlen é o fundador e presidente do Instituto que leva o seu nome. Junto com sua esposa Márcia e seus filhos Tatiane e Pedro Henrique (co-instituidores), que abriram mão de uma eventual herança (os bens serão transferidos ao Instituto), Mauricio vem garantindo a manutenção do Centro de Convivência do Idoso e de diversos outros projetos sociais e ambientais.

Mauricio Gehlen é gaúcho de Sarandi, onde nasceu em 18 de abril de 1961. Filho do meio de Alzeno e Noêmia, herdou do pai a organização e o espírito de liderança, e da mãe a generosidade e a determinação.

Aos 14 anos, deixou a cidade natal para estudar Química Industrial em Novo Hamburgo, também no Rio Grande do Sul, assim como a amiga Márcia, que depois se tornaria sua esposa.

Veio para o Paraná, passando primeiro pelo município de Marechal Cândido Rondon e depois se instalando, definitivamente, em Paranavaí, no Noroeste do Estado.

Foi presidente de Associação de Pais e Mestres da escola dos filhos, fundador e presidente do Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Paranavaí (Cecap), presidente do Conselho Comunitário de Apoio à Santa Casa, diretor da Santa Casa, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Associação do Distrito Industrial de Paranavaí, presidente do Observatório Social de Paranavaí e várias outras entidades. 

Em 2013, já com sua independência financeira consolidada, percorreu os 819 quilômetros dos Caminhos de Compostela. Fez o percurso chamado Caminho Francês. Saiu de Saint-Jean-Pied-de-Port, ou simplesmente Saint Jean, na França, entrou na Espanha por Roncesvalles, aos pés dos Montes Pirineus, e de lá seguiu rumo à famosa Catedral. Ao final do percurso, decidiu levar adiante um antigo sonho: criar uma instituição que pudesse contribuir com seu semelhante.

Percebeu que no Brasil havia políticas públicas de proteção e promoção da infância e da mulher, por exemplo, mas quase nada em relação ao idoso. Decidiu, portanto, que sua ação social teria a terceira idade como prioridade.

Visitou o Japão para aprofundar seu conhecimento na área da convivência e da socialização dos japoneses idosos. Assim, decidiu pela construção do Centro de Convivência dos Idosos, onde pessoas das terceira idade poderiam ter um espaço para participar de oficinas, atividades físicas, de lazer, cultural, e, sobretudo, ter qualidade de vida e ter relacionamento com pessoas de sua idade, com quem poderia compartilhar suas experiências e viver em comunidade, devolvendo-lhes o sentimento do qual mais sentem falta: a de ser útil.

Hoje, o Centro de Convivência do Idoso do Instituto Mauricio Gehlen possuí uma área de 27 mil metros quadrados, oferecendo diversas atividades recreativas e de qualidade de vida 100% gratuitas para mais de mil idosos.

As atividades de Mauricio Gehlen o levaram a receber o título de Cidadão Honorário de Paranavaí e também do Estado do Paraná. Além disso, recebeu moções de aplauso da Câmara Municipal por razões diversas, e outras homenagens como da Associação Comercial, Cecap e várias outras entidades.

O empresário tem atuação reconhecida internacionalmente no mercado de alimentos através da Podium Alimentos, indústria que produz diversos produtos na área alimentícia. Também, foi escritor do livro "Lições de Compostela" em que conta sua experiência como peregrino em uma jornada de mais de 800km.

bottom of page